O presidente Getúlio Vargas assina em 3 de outubro a lei 2.004, que cria a Petróleo Brasileira S.A. – Petrobras. A companhia é o fruto da campanha “O Petróleo é Nosso”, que mobilizou toda a sociedade brasileira.
A Petrobras lança sua primeira marca institucional, claramente inspirada na bandeira brasileira.
Inaugurado o primeiro posto Petrobras, o Posto Motel Guarapari, em Brasília (DF), a nova capital do país.
Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), reunindo todas as atividades de pesquisa tecnológica na Petrobras. Ao longo dos anos, o Cenpes iria se tornar referência internacional no setor de petróleo.
Início dos levantamentos geofísicos na Bacia de Campos (RJ), com a perfuração do primeiro poço submarino na região.
Em 12 de novembro é criada a Petrobras Distribuidora, com o objetivo de exercer a atividade de distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante, em caráter competitivo e em igualdade de condições com as demais empresas distribuidoras em funcionamento no Brasil. Na época, a rede de postos contava com 840 unidades. Nessa mesma ocasião, o escritório de design Aloísio Magalhães cria a marca BR e a imagem dos postos de serviços.
Lançamento da linha de óleos lubrificantes Lubrax, que se tornaria um sucesso comercial e sinônimo de qualidade.
A marca BR passa por uma modernização, novamente a cargo do escritório Aloísio Magalhães.
A bomba eletrônica “T”, lançada no ano anterior, tem seu design premiado e é escolhida para integrar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
O edifício Horta Barbosa (Edihb), localizado no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, homenageia o general de mesmo nome, defensor do monopólio do petróleo e que esteve à frente, nos anos 1950, da campanha “O petróleo é nosso”.
Um posto de bandeira Petrobras, o Bracarense, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, é o primeiro a oferecer Gás Natural Veicular (GNV). Em pouco tempo, o novo combustível conquistaria muitos adeptos, principalmente entre os taxistas.
As marcas da Petrobras e da BR se fundem, com a adoção do símbolo BR por todas as empresas do Sistema Petrobras.
Começamos a implantar o programa De Olho no Combustível, para supervisionar e garantir a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos Petrobras. Em pouco tempo, o programa se torna um sucesso entre os consumidores e é copiado pelas outras grandes distribuidoras.
Os postos Petrobras de todo o país começam a receber a “nova imagem”, com um visual mais moderno e atraente.
É inaugurado o primeiro posto Petrobras na Argentina. Nesta época, acontece também o fechamento de capital da Petrobras Distribuidora.
Adquirimos os ativos da Agip do Brasil e aumentamos substancialmente nossa participação no mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com a criação da subsidiária integral Liquigás, que posteriormente seria transformada em subsidiária da Petrobras. Neste ano é lançado também o cartão Petrobras.
Começam as vendas de biodiesel. A BR é a primeira a oferecer o produto em toda a sua rede de postos, cobrindo 100% do território nacional.
Em operação envolvendo também o Grupo Ultra e a Braskem, a Petrobras adquire os ativos de distribuição da Ipiranga nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Por recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é criada uma empresa, a Alvo, para gerir esses ativos até o final da análise do negócio pelo órgão.
É lançada a nova marca do De Olho no Combustível, simbolizando o infinito, com o objetivo de mostrar a busca contínua por qualidade.
Chegamos aos 40 anos. Em novembro, como parte das comemorações é inaugurado o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, no Rio.
As lojas BR Mania completam 20 anos e chegam a mais de mil unidades em todo o Brasil. Lançada a nova gasolina Petrobras Grid, que logo se torna sucesso de vendas e sinônimo de qualidade em combustíveis aditivados. Também neste ano ganhamos uma nova sede, o Edifício Lubrax, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
Completamos 45 anos de existência como líder absoluta de mercado e referência no setor de distribuição e comercialização de derivados de petróleo.
Lançamos na BM&FBovespa a oferta pública inicial de 28,75% das nossas ações, marcando nosso retorno ao mercado financeiro.
Por meio da oferta pública subsequente de ações (Follow on), a BR tornou-se efetivamente uma empresa privada com capital pulverizado na B3. Com isso, a companhia ganha mais agilidade para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.